Dicas de produtividade para desenvolvedores - Predisposição ao Desconhecido

Pessoal, seguindo a última apresentação da Marina sobre a estrutura Yamí, eu resolvi escrever sobre algo que acho muito importante pra mim, durante o desenvolvimento de uma tarefa específica.

 

Geralmente quando pegamos uma nova atividade, independente do projeto, sempre é um desafio diferente e sempre tentamos organizar em nossa cabeça o que é pra ser feito e como vamos fazer. Pensando nisso eu resolvi compartilhar com vocês algumas dicas que eu costumo utilizar no meu dia-a-dia para organizar as tarefas, e ser mais assertivo no tempo de entrega.

 

Antes de começar, eu gostaria de indicar pra vocês um vídeo muito interessante que fala sobre Predisposição ao Desconhecido. Eu não vou explicar nada sobre isso, apenas assista:

 

 

Eu acho interessante comparar sempre uma atividade com um novo desafio, a partir de então, podemos aplicar cada dica dessa para ajudar a passar por ele. E é muito mas muito importante não sair abrindo código e vomitando tudo na IDE. Vamos por partes!

 

Pronto, agora que temos um desafio, vamos passar pelas três fases que eu considero muito importante:

 

  • Entendimento

  • Planejamento

  • Ação

 

Quando vamos pegar uma atividade, geralmente ela já veio levantada e estimada pelos gestores, mas isso não é desculpa para não realizar o seu próprio entendimento. Isso vai fazer com que os desvios sejam identificados com rapidez, além de ajudar a realizar com mais qualidade e rapidez.

 

Entendimento

 

Essa fase é muito importante, pois é nela que vamos compreender todo o problema e a proposta de solução. Uma dica que eu dou é que quando for começar uma nova atividade alinhe com seu gestor um tempo para realizar esse entendimento e crie uma atividade no TW junto a estimativa de tempo que vai precisar.

 

Durante a fase de entendimento eu costumo responder algumas perguntas que vão me ajudar na melhor compreensão do problema.

 

 

Essas perguntas me ajudam esclarecer qual o valor estou agregando ao produto final com a solução que vou desenvolver.

Mas como vou saber se meu entendimento está coerente e é o suficiente para atender o problema? A resposta estão nesses pontos que eu sempre procuro seguir:

 

 

 

Planejamento

 

Como a fase de entendimento completa é hora de levantar as atividades e estimar quanto tempo irá levar em cada uma delas. Essa dica é boa, pois você pode alinhar com seus gestor essa lista de atividades e ele pode te ajudar no acompanhamento.

 

O acompanhamento vai fazer toda a diferença durante a realização das atividades, pois é nele que você vai saber se está tudo saindo como o planejado. É importante a realização do planejamento o tempo todo, pois sempre terminamos uma atividade mais rapidamente ou sempre gastamos muito tempo em outras.

 

Essas dicas vão te ajudar no momento de levantar uma atividade:

 

 

Ação

 

Algo que ajuda muito na realização de qualquer atividade é o foco, e para ajudar nisso eu costumo utilizar uma técnica chamada Pomodoro. Ela consiste em você trabalhar em ciclos pequenos onde durante esses ciclos o foco na realização de uma atividade é a única coisa que importa. Vou dar um exemplo prático:

 

Eu costumo utilizar ciclos de 25 minutos, então durante esse período eu estou 100% focado em uma atividade. Depois desses 25 minutos, eu faço 5 minutos de pausa. Durante esses 5 minutos, eu vou ao banheiro, aproveito pra pegar um café, respondo as chamadas no Skype, respondo e-mail, entre outras pequenas atividade. Após esses 5 minutos eu repito mais um ciclo de 25 minutos 100% focado em uma atividade. Então após 4 repetições, eu faço uma pausa maior de 10 minutos onde aproveito pra dar uma esticada no esqueleto, ir no quintal ver como está o tempo e respirar um pouco de ar puro.

 

No final do dia, eu vou conseguir saber por quanto tempo de fato fui produtivo e esses 25 minutos podem parecer que vão atrapalhar no seu desempenho, pelo contrário, você irá ficar muito mais atento a problemas e sem dúvida irá desenvolver algo com mais qualidade.

 

Bom pessoal, essas são algumas dicas que eu costumo utilizar no meu dia-a-dia. Quais são as práticas que você costuma utilizar? Deixe aqui embaixo! ;)


Isto ajudou o seu problema?