A importação massiva é uma funcionalidade que otimiza do tempo do cadastrodo do catálogo (produto, SKU, imagem, estoque, preço e frete) em massa, através do importação de planilhas em Excel que você encontra na página Catálogo > Importação Massiva.
Hoje a funcionalidade contempla 5 tipos de importação:
- Produto, SKU e Imagem
- Preço
- Estoque
Cada importação possui um modelo de planilha específico, disponíveis para download no Painel de Importação Catálogo
A partir do Painel (acima) o usuário deve:
- Escolher e baixar o modelo de excel desejado.
- Preencher a planilha com os dados do cadastro.
- Salvar e manter a extensão XLS e formato Microsoft Excel 97-2003 Worksheet do arquivo.
- Selecionar o Tipo de Importação desejado.
- Arrastar o arquivo para dentro da seção demarcada ou clicar para abrir o explorador de arquivos de seu computador.
- O sistema YMI deve apresentar uma mensagem de confirmação do processo de upload.
Observações!
Se você estiver atualizando o estoque, deverá selecionar para qual estoque a importação deve ocorrer.
Se o arquivo estiver corrompido ou com o formato diferente do modelo, o sistema YMI apresentará uma mensagem de erro.
Tamanho máximo da planilha excel: 50 MB
Ainda no Painel, na parte inferior, é exibido 3 widgets:
- Upload – o arquivo é enviado para o servidor da Yamí
- Pendente – o arquivo está aguardando processamento
- Processado – o arquivo foi validado e seus dados foram inseridos em uma fila para sincronização com o ambiente Vtex e registro no banco de dados Yami.
Assim que processado, inicia-se a última fase da importação, ou seja, a leitura e a gravação dos dados nos ambientes Vtex e Yami.
O usuário pode acompanhar o log de dados no Painel Consulta Importação Catálogo e desta forma poderá diagnosticar previamente qualquer comportamento diferente do esperado (erro) na gravação dos dados.
Ao acessar a Consulta, o usuário visualizará a Lista de Arquivos Importados.
Esta lista contém as importações já efetuadas pelo usuário logado.
A coluna Status refere-se ao status do processamento do arquivo:
- Success - arquivo foi processado com sucesso
- Error - ocorreu erro no processamento, ou seja, não chegou a gravar os dados.
Para visualizar detalhes do log, o usuário pode clicar no botão Detalhes na coluna Ações do Item.
Já nos detalhes da consulta, a esquerda do painel, existe o bloco Informações da importação que se refere a dados do arquivo.
E a direita no painel, existe o bloco Informações dos produtos que se refere a dados do conteúdo do arquivo, ou seja, do catálogo importado.
Ressalva: Importante não confundir o status da importação com o status dos produtos.
O arquivo pode ter processado com sucesso, mas pode conter erro no registro, convertendo em “Quantidade com error”.
Logo abaixo destes dois blocos, o usuário pode visualizar o histórico da importação.
E é através deste histórico que o usuário pode identificar os erros da importação.
Cada bloco na horizontal exibe:
- Status: exibe o status de registro
- Info: exibe os dados do registro
- Processamento: log do registro
O cadastro no sistema é feito por registro, ou seja, o registro pode ser o Produto ou o SKU ou a Especificação, ou ainda o Preço do SKU ou Estoque do SKU. Ou seja, o sistema realiza o registro no banco de forma separada. Isso ajuda também em casos que por exemplo erros no SKU não impactam o registro do produto.
Em caso de inconsistência ou caso não seja possível compreender o log de erro, o usuário pode abrir um ticket no Suporte Yami.
Observações:
- Dependendo da restrição de visualização configurado no ambiente, o usuário poderá visualizar comente seus próprios uploads.
- O usuário necessita ter permissão para a funcionalidade de importação e também para o tipo de importação a ser realizada.
- Para o cadastro da especificação de produto ou sku via importação massiva, é necessário que a Especificação (tanto o atributo quanto o valor) esteja atrelada a categoria e cadastrada no YMI e na Vtex.
Na Vtex o cadastro é feito no ambiente admin Catalog -> Cadastro de Produtos -> Categoria -> Ações -> Campo (produto) ou Campo (SKU)
E no YMI o cadastro é feito no ambiente admin Produtos -> Especificações -> Seleciona categoria -> Adicionar Especificação Produto ou SKU
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.