Cada status do pedido tem um significado e um comportamento exclusivos.
Veja abaixo os detalhes das características dos status no Gerenciamento de pedidos e suas interações com os demais módulos da VTEX.
Aguardando confirmação do Seller: O Marketplace recebeu o pedido, solicitou a confirmação de recebimento do pedido pelo Seller e está aguardando essa confirmação. Neste momento, os produtos são reservados no sistema de logística.
Pagamento pendente: Após aceitação do Seller, o Marketplace aguarda a aprovação do pagamento pelo PCI Gateway.
Pagamento aprovado: O PCI Gateway aprovou o pagamento. Fluxo completo do pedido: o pedido segue automaticamente para Carência para cancelamento. Fluxo do pedido do Marketplace: Seller recebe autorização para despachar e o pedido fica aguardando confirmação de fatura para seguir para o status Faturado.
Aguardando decisão do Seller: O pedido fica aguardando a confirmação do cancelamento.
Aguardando autorização para despachar: Fluxo do pedido do Seller: o pedido aguarda o Marketplace enviar uma autorização para despachar.
Carência para cancelamento: Após a aprovação do pagamento, o cliente tem 30 minutos (definido como padrão nas Configurações Gerais do OMS) para realizar seu cancelamento com o estorno do pedido sendo realizado automaticamente. Após esse tempo, o pedido segue automaticamente para o status Pronto para manuseio.
Pronto para manuseio: Passado o tempo de carência, o pedido fica aguardando seu manuseio. Esse status é passivo – fica dependendo de uma segunda ação para se dar a baixa na reserva do item e ser preparada a sua entrega. Em geral, é nesse momento que a integração com o ERP é feita.
Preparando entrega: As reservas dos produtos são confirmadas no sistema de logística. O pedido fica em manuseio, aguardando notificações de fatura (invoice ou nota fiscal), geralmente vindas do ERP.
Cancelamento solicitado: O pedido fica aguardando a confirmação do cancelamento. O vendedor decidirá de acordo com a situação do manuseio do pedido se ainda é possível realizar o cancelamento, pois algum item pode já ter ido para a transportadora.
Iniciando cancelamento: É o momento em que o pedido vai para a ação de cancelamento. Nesse momento a reserva é cancelada, o PCI é notificado sobre o cancelamento, e o Marketplace é notificado de que precisa cancelar o pedido (caso seja um pedido de marketplace). O pedido ficará nesse status até que o PCI conclua o processo de cancelamento.
Cancelado: O pedido é finalizado sem sucesso. A transação de pagamento no PCI Gateway é cancelada no mesmo momento.
Faturado: O pedido é finalizado com sucesso. Fluxo do pedido do Marketplace: O pedido é finalizado com sucesso. Fluxo do pedido do Seller: O pedido é finalizado com sucesso, e o Marketplace recebe a confirmação de fatura. Quando o pedido já encontra-se no status Faturado não é possível reverter nem alterar seu status.
Para maiores informações, acesse https://help.vtex.com/pt/tutorial/fluxo-de-pedido
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